segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O 14 bis de Santos Dumont

   O 14-bis foi um avião híbrido construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont em 1906 e testado entre os dias 19 e 23 de julho desse ano na cidade de Paris, França.
   O 14-bis era constituído por um aeroplano unido ao balão 14, que fora utilizado em vôos feitos por Santos Dumont em meados de 1905. Daí o nome "14-bis", isto é, o "14 de novo", devido ao fato do balão estar sendo reaproveitado. A função do balão era reduzir o peso efetivo do aeroplano e facilitar a decolagem.
  

Tipo Avião experimental

Fabricante: Alberto Santos Dumont

Primeiro vôo: 23 de outubro de 1906

Capacidade: 1 passageiros

Comprimento: 10,00 metros

Envergadura: 12,00 metros

Altura: 4,8 metros

Velocidade máxima: 30,8 km/h

Peso máx. decolagem: 160 kg


   O aeróstato, porém, gerava muito arrasto e não permitia ao avião desenvolver velocidade. Santos Dumont retirou o balão e, para compensar o aumento de peso, no dia 3 de setembro de 1906 duplicou a potência do aparelho, instalando um motor de 50 cavalos-vapor no lugar do de 24 até então utilizado.
   Transformou o 14-bis assim no Oiseau de Proie, com o qual obeve um salto de 8 metros em 13 de setembro de 1906.

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